26 de novembro de 2012

Cada vez mais, o consumidor está no centro dos negócios

A era do consumidor. Assim pode ser definido este novo momento do consumo em nível mundial. Quem garante isso é a diretora de pesquisa do Grupo Use Fashion, Patricia Souza. Ela foi uma das protagonistas do Ciclo de Palestras Couromoda Fashion Spot, espaço da feira reservado a artigos de maior valor agregado e com design diferenciado.

Patrícia explica que as novas tecnologias aliadas ao empoderamento do consumidor, cada vez mais conectado e informado, exigem das marcas e das lojas um novo modelo de gestão. “Quem comanda é o consumidor. Por isso, é preciso estudar o comportamento do seu público-alvo”, pondera.

A especialista afirma que acabou a era da “ditadura” dos grandes estilistas e da alta sociedade, que gerava as macrotendências seguidas por todos. “Hoje, a moda é regida pela liberdade, pluralidade e velocidade. Ou seja, os consumidores criam suas próprias regras”, complementa.
Mas o que influencia o comportamento e, por consequência, as tendências? A resposta é “tudo”. Política, sociedade, comportamento humano e cultura são alguns dos aspectos que devem ser analisados para formar estes cenários futuros.

A diretora de pesquisa da Use Fashion apresentou diversos cases de ações inovadoras que proporcionam experiências memoráveis aos consumidores e que afetam a moda. “É importante lembrar que as tendências de consumo marcam gerações, quebram paradigmas, influenciam novos hábitos, porém não são eternas. Por isso, é preciso monitoramento constante”, avalia Patrícia.

A atual e as novas gerações vão exigir, cada vez mais, conteúdos inteligentes, customização, personalização, interação e funcionalidades. Neste contexto, a força das mídias sociais ganha uma dimensão que era impossível de se imaginar há alguns anos”, relata.
Para concluir, Patrícia destaca que o consumidor não busca somente comprar, ele quer uma experiência emocional, uma conexão com a marca. “Para isso, deve haver um alinhamento entre todos os elos do negócio, para que a proposta vendida seja, de fato, entregue”, conclui.



 

 

http://couroportal.couromoda.com/noticias/ler/cada-vez-mais-o-consumidor-esta-no-centro-dos-negocios