26 de novembro de 2012

Congresso Mundial do Calçado tem lançamento oficial no Brasil


O WORLD FOOTWEAR CONGRESS - Rio 2011 (Congresso Mundial do Calçado), evento que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 7 e 8 de novembro de 2011, teve coquetel de lançamento no Brasil, no último dia 28 de junho, durante a feira Francal.

Francisco Santos, presidente da Couromoda e Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal, receberam na sala Vip da feira, convidados e imprensa que foram prestigiar o evento.

O Congresso Mundial do Calçado vai atrair para o Brasil as atenções do mercado mundial, abrindo novas oportunidades de negócios e relacionamentos. 400 grandes players de todo o mundo e palestrantes de 21 países vão discutir a situação mundial do calçado, setor que movimenta mais de US$ 250 bilhões/ano em todo o mundo.

“O Congresso vai marcar época no Brasil. Trata-se de uma oportunidade única para discutir a relação entre a indústria e o comércio no mundo todo, incluindo o principal fornecedor que é o setor do couro. Especificamente para o setor de calçados estamos prevendo 43 palestrantes e debatedores de 21 países.

É um encontro de networking e que representa a chance de mostrar porque no Brasil o setor do couro-calçado terá vida longa. Dos 43 palestrantes debatedores cinco são brasileiros. Estamos felizes em receber a confirmação da Apex-Brasil como patrocinador máster do evento”, disse Francisco Santos, presidente da Couromoda.

O evento é uma realização da Confederação Europeia da Indústria do Calçado e tem no Brasil coordenação da Couromoda com apoio da Francal, e patrocínio das feiras Micam(Itália), GDS (Alemanha) e Expo Riva Schuh (Itália). As inscrições já estão abertas pelo site: www.worldfootwearcongressrio2011.com.

“É uma honra para a Francal fazer o primeiro lançamento no Brasil do 4º Congresso Mundial do Calçado que acontecerá em novembro deste ano, na cidade do Rio de Janeiro, como também do Congresso Mundial do Couro que será realizado na sequência, em 09 de novembro, no mesmo local. O Brasil foi escolhido por ser um País foco no mundo pela sua indústria de calçado e couro. O mundo em novembro estará olhando para o Congresso em questão na busca pelo aprimoramento do setor. Faço um apelo para que o Brasil participe ativamente do Congresso”, Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal.

Representando a Abicalçados, entidade anfitriã do Congresso, Cristiano Borges, falou em nome do presidente Milton Cardoso. “Agradeço a oportunidade de estar aqui e representar o presidente da Abicalçados, Milton Cardoso e seus associados. Durante o Congresso é preciso estar atento para as discussões e aproveitar essa oportunidade para dialogar com as lideranças internacionais. A Abicaçados tem como principal objetivo alavancar a nossa indústria protegendo nossos empregos no País”.

Em nome dos palestrantes brasileiros, falou José Carlos Brigagão, presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca).

“O fato do Brasil sediar Congresso Mundial do Calçado deve ser valorizado. Precisamos aproveitar para organizar as instituições e unir competências com foco na resolução de problemas que afligem o setor no mercado interno. O Congresso é uma grande oportunidade para conhecermos nossos concorrentes”.

Representando os palestrantes internacionais Peter Mangione, da Global Footwear Partnerships/EUA. “É com muita satisfação que participo do Congresso. Ter lideres de todo o mundo e dirigentes das mais importantes marcas de calçados reunidos no Rio de Janeiro é uma oportunidade única e de grande importância para todo o setor”.

Lançamento Congresso Mundial do Couro

Durante o evento também aconteceu o lançamento do Congresso Mundial do Couro, que acontecerá na sequencia do Congresso do Calçado, no dia 9 de novembro, no Rio de Janeiro.

“O Brasil até na China é considerado um dos grandes players do futuro. O País está entre os primeiros produtores e exportadores de matéria-prima. Trata-se do primeiro Congresso do Couro do mundo e acredito que provavelmente não acontecerá outro no Ocidente já que os rumos do mercado estão convergindo para a Ásia”, Wolfgang Goerlich, presidente do CICB.

“Estamos assistindo ao lançamento de mais um evento importante de um setor que nunca foi um mar de rosas, mas que se reinventa sempre. Iniciativas como essa são muito importantes e devem ter a participação ativa de um setor vitorioso e combativo como são os setores do calçado e do couro”, Tarcísio Zimmermann, prefeito de Novo Hamburgo/RS.

“Congressos como esse do Calçado e do Couro são singulares. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, vai anunciar uma política industrial visa contemplar o setor-coureiro calçadista. Parabéns pela ousadia Francisco Santos de trazer o Congresso Mundial do Calçado para o Brasil. Reafirmo o compromisso de lutar por esse setor, já que para gerar emprego no País é preciso apoiar o setor coureiro-calçadista”, destacou Ronaldo Zulke, deputado federal.

http://couroportal.couromoda.com/noticias/ler/congresso-mundial-do-calcado-tem-lancamento-oficial-no-brasil