26 de novembro de 2012

Escolha da localização do ponto de venda requer análise detalhada

Ao decidir abrir um ponto de venda, uma das primeiras dúvidas que surge para o empreendedor é definir qual é a localização mais adequada para o futuro investimento. Pensando nisso, Paulo Hiroshi Takito foi convidado para tratar do assunto em um dos painéis dos Seminários Couromoda. Formado em Marketing pela ESPM e Comunicação Social pela USP, Takito tem mais de 20 anos de experiência no setor e é diretor da Urban Systems que, entre outras atividades, realiza pesquisas e análises de dados para dimensionamento de mercados.

O palestrante destacou o trabalho desenvolvido pela Urban Lab, departamento de inovação da Urban System e que é focado em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. O departamento desenvolveu um método exclusivo para direcionamento de novos negócios e expansão de mercado, o IQM (Índice de Qualidade Mercadológica).

O IQM permite identificar o potencial de negócios em novos mercados, hierarquizar regiões para expansão, indicar locais para novos pontos de venda, dimensionar a demanda em volume e receita, identificar gaps existentes e mapear os principais players concorrentes. 

Três planos
Um projeto de prospecção e indicação de localização adequada para um empreendimento compreende, segundo Takito, três pilares: plano sócio-econômico, plano comportamental e plano de negócios.

No plano sócio-econômico (oferta e demanda) são analisados os potenciais sistêmicos, com averiguação do perfil sócio-demográfico da região, da infraestrutura urbana e existência de concorrentes.

Já no Plano Comportamental são feitas entrevistas e pesquisas qualitativas e quantitativas com o target para mapear hábitos de consumo, preferências e a cultura local, que se traduz na qualidade de vida.

Por fim, o Plano de negócios (análise de riscos) concentra-se nas projeções de faturamento (mensal e/ou anual), dimensionamento e análise das demandas. “Todas estes análises devem ser feitas com base no objetivo do novo negócio, no público-alvo e nas intenções com este projeto”, concluiu.

http://couroportal.couromoda.com/noticias/ler/escolha-da-localizacao-do-ponto-de-venda-requer-analise-detalhada