26 de novembro de 2012

Gestão de estoques ganha relevância em virtude do cenário econômico atual

Os últimos 10 anos foram alguns dos melhores do varejo em toda a sua história. Talvez por isso, os lojistas não tenham dado a devida importância à gestão dos estoques neste período. Com o novo cenário econômico nacional que remete a uma desaceleração do consumo, o tema volta a ser prioridade total para os lojistas. E foi justamente este assunto o foco da palestra "Giro de estoque como ferramenta para tomada de decisão", apresentada por Luiz Alexandre de Paula Machado, diretor da GS&MD e pós-graduado pela FGV-EAESP em logística empresarial.

Luiz Alexandre foi o primeiro palestrante do Congresso Brasileiro do Calçado, que comemora nesta edição seu 20º aniversário e que abriu suas portas neste sábado, dia 9, no Expo Center Norte, na capital paulista. O palestrante reforçou a necessidade de focar no trinômio processos, pessoas e tecnologia para ter uma gestão correta do estoque.

Entre os muitos aspectos que devem ser considerados, o palestrante elencou a importância de definir claramente o perfil de produtos que tornará a loja relevante para os clientes e o cuidado da seleção dos fornecedores. “Neste contexto, não é possível dar relevância a só um atributo, como o preço, por exemplo. É necessário avaliar outros aspectos, como condições de pagamento ofertadas, cumprimento dos prazos de entrega, qualidade, entre outros”, explica.

Para o especialista, no atual contexto econômico é preciso ter soluções eficientes – mesmo que simples – em termos de tecnologia. “Só o felling não é suficiente. É preciso informações confiáveis”, complementa.

Luiz Alexandre foi categórico: “Na verdade, não há planejamento de compras. Há planejamento de vendas e isto gera o estoque. Uma dica é fazer o básico bem feito”, finaliza o palestrante.

 

http://couroportal.couromoda.com/noticias/ler/gestao-de-estoques-ganha-relevancia-em-virtude-do-cenario-economico-atual