26 de novembro de 2012

Novos comportamentos de consumo: tendĂȘncias, modos e moda

SÔNIA ELBACHA
Sócia-gestora da Sônia Elbachá Marketing e Moda, consultora nas áreas de pesquisa de moda e planejamento estratégico


Parece jargão falar de novos comportamentos de consumo em um mundo globalizado, interconectado e dominado pelas informações instantâneas. No entanto, minha experiência próxima às indústrias e ao varejo de calçados levanta algumas inquietações sobre os impactos dessas transformações dos comportamentos de consumo sobre as estratégias de produto e de negócios das indústrias e do varejo.

Vemos um consumidor mais seletivo, mais informado, mais cauteloso, porém, ainda essencialmente emocional em suas aspirações e relações com o consumo de bens. Isso exige dos empresários, executivos e designers um mergulho mais profundo e equilibrado tanto no universo das artes quanto das estratégias.

A construção verdadeira de um produto e de uma coleção requer hoje a sensibilidade artística, estética e poética para emocionar e tocar a alma dos novos consumidores contemporâneos. Ao mesmo tempo, a formulação de preços e a composição equilibrada, justa e ética das matérias-primas, insumos e processos produtivos são fundamentais para viabilizar a competitividade dos produtos e acender a luz do "preço e produto justos" nas mentes dos atuais consumidores mais seletivos, informados e articulados.

Comunicação
Nesse momento, a comunicação através da imagem do produto é tão importante quanto a comunicação verdadeira dos seus atributos, dos seus valores, da sua origem e dos seus preços comparativos. A imagem e a alma da marca precisam ser comunicadas simultaneamente, para alcançar os corações e mentes dos consumidores.

Vivemos um momento de marcas mais verdadeiras, de produtos mais simples, descontraídos e bem construídos, de consumidores que se relacionam virtualmente ou presencialmente com mais naturalidade e verdade, de sujeitos-consumidores que buscam a felicidade e experiências relevantes na suas vidas e no seu dia-a-dia. É um momento de marcas, produtos e empresas com "alma jovem e livre" para percorrer os novos caminhos com mais naturalidade, simplicidade e experiências verdadeiras.

http://couroportal.couromoda.com/noticias/ler/novos-comportamentos-de-consumo-tendencias-modos-e-moda