26 de novembro de 2012

Os grandes desafios da lideran├ža na atualidade

AMAURI NÓBREGA

Consultor executivo, choach e especialista em estratégia e finanças


Atualmente, a postura de liderança é um dos requisitos mais valorizados no mercado de trabalho. Mas como desempenhar esse papel de modo eficiente? Qual seria o verdadeiro papel de um líder? A resposta pode ser óbvia, é claro: liderar.

Mas devo ressaltar que a principal função de um líder é levar sua equipe a um objetivo traçado. Em todo negócio existem três processos-chave: estratégico, operacional e pessoal.
Cada um deles tem a sua importância, mas dou um peso maior para o ‘pessoal’, pois não adianta ter uma estratégia maravilhosa e excelente operação, se não houver pessoas para dar razão a tudo isso. 

Sendo assim, uma das habilidades imprescindíveis para um líder é assumir e “fazer acontecer” a estratégia em conjunto com a estrutura à disposição. Um dos pontos cruciais para o líder é não delegar a montagem do próprio time. O líder precisa confiar nas pessoas com as quais irá trabalhar e contar com profissionais que estejam dispostos a batalhar pela causa. O líder tem que criar um ambiente para que as pessoas liberem o poder de fazer e criar. Depois, vem a parte da comunicação.

Após recrutar sua equipe, o líder precisa ter a visão do objetivo bem definida e saber comunicar a seu time, de forma adequada, onde deseja chegar e como. O plano não pode ser engessado, tem que estar aberto para contribuições que auxiliem chegar ao objetivo de maneira inteligente.
 
Principais desafios do líder na atualidade
Dado o cenário cada vez mais dinâmico, o principal desafio dos líderes é manter seu time coeso e focado em seu objetivo. Outra questão importante é a mudança cultural, que muitas vezes cria obstáculos internos que acabam gerando investimentos de energia e tempo, que podem colocar em risco os resultados desejados. Como superar isso? Através de muita conversa e negociação, e, às vezes, são necessárias algumas mudanças pelo caminho, como a troca de pessoas da equipe.

Uma boa liderança consiste em levar sua equipe ao objetivo até o final, mas para isso é necessário um nível de inteligência emocional elevado, pois se trata de trabalhar com outras pessoas, com diversas personalidades e desejos pessoais. 

“Amar trabalhar com pessoas! Se este não for o desejo do líder, é melhor nem começar. Elas logo notarão que existe algo falso e começarão a pular fora do barco.
O líder deve estar inteirado sobre o que é liderança, pois sem essa imagem clara na mente, não obterá sucesso. É necessário que o líder desenvolva um plano e construa relacionamentos para criar um alinhamento de pensamentos entre ele e seu time, conseguindo o apoio necessário. Desta forma, com o time avalizando o plano, é hora de ir para a execução.


Amauri Nóbrega é consultor executivo, palestrante, coach, escritor, conselheiro e especialista em estratégia e finanças. Atua há mais de 20 anos na área de tecnologia e desenvolvimento do Capital Humano. Sócio fundador da “Cinco Global”, empresa especializada em projetos de consultoria em Gestão Estratégica. www.amaurinobrega.com.br
 

 

http://couroportal.couromoda.com/noticias/ler/os-grandes-desafios-da-lideranca-na-atualidade