26 de novembro de 2012

Pesquisa vai revelar informações sobre o consumo de calçados no Brasil

IMAD ESPER
Empresário/lojista e presidente da Ablac - Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados


Parceria entre a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) e a empresa de pesquisas Kantar Worldpanel, com sede em Londres, Inglaterra, e que atua em mais de 150 países, entre eles o Brasil, vai disponibilizar informações importantes sobre o consumo de calçados e os hábitos de compra do consumidor. 

O calçado é uma das categorias de produtos cujo consumo a Kantar Worldpanel monitora, em tempo real, em 11,2 mil lares brasileiros, o que significa uma boa representatividade dos mais de 50 milhões de lares. Os resultados passarão a ser disponibilizados, para aquisição, a associados da Ablac, lojistas em geral, fabricantes de calçados e outros interessados em breve.

A apresentação oficial do projeto será em julho, durante a Francal, em São Paulo. Juntamente com Rita Navarro, gerente de novos negócios da Kantar Worldpanel, vamos apresentar uma sinopse da pesquisa, como metodologia e principais resultados que ela apontará, como produtos mais comprados pelas famílias, segmentos em destaque, marcas, perfil por classe, idade e gênero, regiões mais importantes, comportamento de compra e outros dados.
    
Preferências do consumidor
A Kantar possui mais de 180 anos de experiência em pesquisas do gênero e, no Brasil, já monitora o consumo de calçados de milhares de famílias. Agora, essas informações serão colocadas à disposição de lojistas e fabricantes, para que possam utilizá-las na qualificação de suas atividades comerciais.

Identificar as preferências do consumidor em relação ao calçado e fazer com que os resultados orientem as atividades empresariais, tanto do varejo quanto da indústria, é um dos objetivos de nossa gestão na presidência da Ablac, iniciada em janeiro. 

A parceria representa a primeira etapa deste objetivo, que deve culminar na transformação do atual sistema de desenvolvimento de calçados, em que a indústria pesquisa, desenvolve, fabrica e vende os produtos ao varejo e este os comercializa para o consumidor. O ideal é que o processo se inicie pelas preferências do consumidor em relação ao produto. Com informações consistentes sobre o consumidor e o consumo de calçados, indústria e varejo poderão nortear melhor as suas atividades, tornando-as mais assertivas e mais rentáveis.

 

http://couroportal.couromoda.com/noticias/ler/pesquisa-vai-revelar-informacoes-sobre-o-consumo-de-calcados-no-brasil