26 de novembro de 2012

Relacionamento com o cliente



Seminário aborda a importância do investimento em ferramentas e metodologias para melhorar a comunicação e o relacionamento entre loja e cliente.

O primeiro dia da 43ª edição da COUROMODA, principal feira de calçados e artefatos de couro da América Latina, foi também o momento da abertura dos SEMINÁRIOS COUROMODA, eventos organizados junto à ABIESV (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo) e ABLAC (Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados) que têm como principal objetivo levar informações, experiências, novidades e atualizações aos lojistas. 

Com o tema “Ferramentas práticas para a loja conhecer melhor seus consumidores”, o  especialista em planejamento de varejo de moda e lifestyle e sócio da PM Varejo, Igor Paparoto, abordou metodologias disponíveis para auxiliar as marcas no aprofundamento do relacionamento com clientes e os resultados possíveis com tais ações. “Conhecer o seu consumidor é vital. Esta é a melhor maneira de entender o que é necessário oferecer e, desta forma, aumentar as vendas diminuindo remarcação, estoque e uso de capital”, afirmou.

Ao iniciar a palestra, Paparoto destacou noções relevantes a serem trabalhadas dentro de uma loja para que o cliente e sua experiência estejam no foco. “A fidelização do cliente consiste na compreensão do que ele procura. Nos dias de hoje, levando em conta a muita informação e fácil mobilidade, o conceito do ‘cliente fiel’ deve estar baseado na oferta dos produtos certos para que ele decida gastar o dinheiro com a sua marca e diminua a margem disponível para o seu concorrente”. 

O consultor chamou a atenção dos presentes quando falou sobre economias de milhões de reais por ano com a aplicação correta de ferramentas e metodologias que ofereçam a possibilidade de um aprofundamento real no conhecimento do cliente. “Uma marca que tenha cerca de 10 lojas chega a economizar entre três e quatro milhões em um ano fazendo as compras com uma noção efetiva do seu cliente. Com menos compras e mais vendas, o caixa fica mais saudável sendo possível o reinvestimento em melhorias e aperfeiçoamentos”, destacou Igor.

Ferramentas como as Mídias Sociais (Facebook, Insagram, Twitter, etc.), BI e CRM foram algumas das ferramentas disponíveis e mais acessíveis destacadas por Paparoto. “O Marketing de Relacionamento existe e deve ser um dos focos dos varejistas. Quando bem analisados e interpretados, dados são os maiores aliados para que uma marca saiba como atingir o seu cliente de uma maneira assertiva”.

“Mas, tão importante quanto adquirir uma ferramenta é saber interpretar e trabalhar informações, gerir pessoas, mercadorias e propagandas e compreender que os investimentos devem ser feitos com o foco em médio e longo prazo. O reinvestimento em capacitação de pessoal, especialistas em análise de dados e consultorias deve estar sempre na mente de lojistas que busquem resultados efetivos para o seu negócio”, finalizou Igor.   

Após o fim da palestra do sócio da PM Varejo, os seminaristas se uniram em grupos para um workshop sobre o tema apresentado e levantamento de questões propostas por Paparoto para posterior discussão. Este formato, aplicado pela primeira vez na COUROMODA, é uma nova proposta da organização da feira para oferecer maior interação e melhor aproveitamento dos eventos para os lojistas.

 

http://couroportal.couromoda.com/noticias/ler/relacionamento-com-o-cliente