26 de novembro de 2012

Vitrines: tudo novo de novo!

JEFF MACHADO COSTA
Especialista em visual merchandising, produtor e diretor artístico


Você está cansado de ouvir a frase: “O ano no Brasil só começa depois do Carnaval”? Pois bem, para lojistas, a maratona já começou faz tempo… Após um cansativo final de ano, em que se tem o aumento das vendas, contratações temporárias e diversas coisas para resolver – inclusive a produção de quatro vitrines num pequeno espaço de tempo: Natal, Reveillon, Alto Verão e Liquidação de Verão –, chegou o momento em que tudo parou com o Carnaval. Agora, as lojas seguem mais alguns dias com as promoções para que, no começo de março, as vitrines estejam mais convidativas do que nunca, pois em 8 de março comemora-se o Dia da Mulher. Você nem lembrava de fazer algo específico, não é? Bem, é para isso que a data existe!

Discussões sobre a questão de gênero à parte, no comércio temos que criar situações para celebrar a vida. Sim, celebrar a vida sempre! O papo de que o País está em crise e ninguém está consumindo sempre vai existir. Aliás, é na crise que temos a oportunidade de nos testarmos, refletirmos, reciclarmos e recomeçar com novo gás. Mas, para que você possa ter sucesso em seus investimentos, a palavra de ordem é ‘planejamento’. Antes de começar nova viagem pelas tendências em Vitrinismo e Visual Merchandsing, preciso que todos estejam cientes de como funciona a brincadeira. É verdade!

Se a sua loja produz uma vitrine linda para uma determinada data ou evento, ela acaba acostumando seus consumidores a esperar algo inédito para cada nova situação. Não tem como fazer uma vez e depois deixar passar em branco. E para não se perder no prazo, verba e retorno de cada produção específica, nada melhor do que fazer uma programação. 

Decida quais as datas comemorativas são mais importantes para o seu comércio, faça o planejamento, identifique o que pode ser reaproveitado, adquirido, alugado ou contratado e siga sem olhar para trás. O ano passa rapidinho e, quando você se der conta, já estará na hora de pensar as mesmas coisas de sempre. Mas não! Você e sua loja nunca serão os mesmos a cada estação. A experiência lhe trará certeza nas decisões, inclusive sobre o que funciona ou não. 

Olhe quantas vezes for necessário para sua vitrine, pois para muitas pessoas o conceito e a mensagem daquela mistura de produtos com luz, cheiro, cores e objetos de decoração serão sempre a melhor imagem eternizada de sua loja.

Confira no final desta matéria o Calendário Jeff de Vitrines!

•    Fevereiro: montar a Vitrine do Dia da Mulher a partir da quarta-feira de cinzas, pois ela ficará exposta até o dia 8 de março. É um preview do que vem por aí na sua loja.

•    Março: no dia 9 de março, tem que fazer a Vitrine de Lançamento da Coleção Outono-Inverno. Se não for produzida uma Vitrine de Páscoa, ela já poderá ser a vitrine que ficará até o Dia das Mães.

•    Abril: se a Páscoa é sempre em março ou abril, a Vitrine de Páscoa deve ser produzida 15 dias antes, pelo menos para se ter duas semanas a Vitrine de Lançamento da Coleção Outono-Inverno exposta. Na segunda-feira após o Domingo de Páscoa, muitas vezes até com mais de um mês de antecedência, é hora de fazer a Vitrine de Dia das Mães. Mas tanto tempo assim? Sim, para o comércio é a segunda data mais importante, ou seja, o investimento deve ser tão importante quanto o Natal. Se preferir, faça uma Vitrine de Outono para durar uns 15 dias até as proximidades da montagem da Vitrine de Dia das Mães.


•    Maio: na segunda-feira após o segundo domingo do mês de maio, tem que ser feita a Vitrine de Inverno, que ficará até o final do mês, quando se produz a Vitrine de Dia dos Namorados.


•    Junho: a Vitrine de Dia dos Namorados tem que ser produzida pelo menos uns 15 dias antes, ou seja, no final de maio. No dia 13 de junho, é hora de apresentar de vez a sua compra para o frio na Vitrine de Alto Inverno.


    Julho: cada loja define o início de suas promoções, mas no começo do mês é o mais indicado para montagem da Vitrine de Liquidação de Inverno. No final do mês precisa ser feita a Vitrine de Dia dos Pais.


•    Agosto: a Vitrine de Dia dos Pais fica até a segunda-feira após o segundo domingo do mês de agosto. É hora de montar a Vitrine de Lançamento da Coleção Primavera-Verão, que deve durar no máximo um mês.

•    Setembro: no final de agosto ou início de setembro é hora de produzir a Vitrine de Primavera, que poderá ficar até final de outubro, quando é feita a Vitrine de Natal.

•    Outubro: as lojas que trabalham com o público infantil farão uma Vitrine de Dia das Crianças no final de setembro, que ficará até o dia 13 de outubro. No dia 13, já pode ser feita a Vitrine de Natal, ou a inédita Vitrine de Primavera II, que permanecerá até o começo de novembro.

•    Novembro: a cada ano as lojas se preparam mais cedo para o Natal. É como se houvesse uma competição de quem “chegou chegando” primeiro com sua Vitrine de Natal! O certo é que até a segunda semana de novembro o clima natalino já esteja no ar. O investimento na vitrine mais poderosa do ano não pode durar menos de um mês.

•    Dezembro: no dia 26 de dezembro você tem três opções: manter a Vitrine de Natal até o dia 6 de janeiro, produzir uma Vitrine de Reveillon que vai ficar até o dia 2 de janeiro, ou chegar arrasando na temporada de descontos com uma Vitrine de Liquidação de Verão.

•    Janeiro: as produções deste mês vão depender do que foi escolhido no final do ano. Para quem optou em ainda não fazer a Vitrine de Liquidação de Verão, é hora de jogar todas as suas fichas na Vitrine de Alto Verão, que será interrompida pela Vitrine de Liquidação de Verão, ou a dispensável Vitrine de Carnaval, fechando mais um ciclo em nossas vidas.

http://couroportal.couromoda.com/noticias/ler/vitrines-tudo-novo-de-novo